PENSE, NÃO REAJA – SEJA UM PENSADOR COMO

Quando surge uma dificuldade a tendência é entrar em pânico ou ficar perturbado, ou até ressentido. Tais reações são emocionalmente condicionadas e se os atos do indivíduo forem determinados em tal estado de espírito provavelmente faltará a eles racionalidade. É preciso disciplinar-se para ser calmo na maneira de pensar.
A mente deve estar tranqüila, pois ela não consegue pensar quando em ebulição, só quando está fria é que a mente pode produzir aqueles conceitos racionais, fatuais, que levam às soluções.



 Não se permita emoções. Pense! Sua cabeça é, na verdade, seu maior bem. É preciso mantê-la sempre sob controle disciplinar. "O principal propósito do corpo é carregar o cérebro." (Thomas A. Edison) O grande inventor sabia que é na mente, trabalhando com serenidade, que obtemos idéias e não impulsos. Com essas idéias sólidas resolvemos os problemas. Decida não ser um pensador ‘SE’, mas um pensador ‘COMO’. Essa é uma distinção que nos faz pensar. O pensador ‘se’ reflete sobre uma dificuldade ou revés, dizendo amargamente consigo mesmo: "Se apenas tivesse feito isto ou aquilo... Se apenas esta ou aquela circunstância tivesse sido diferente... Se outros não me tivessem tratado tão injustamente..." O processo continua de explicação em explicação, dando voltas, sem chegar a lugar algum. O mundo está cheio de pensadores ‘se’ derrotados. "Todo problema contém as sementes de sua própria solução." - Stanley Arnold. O pensador ‘como’, por outro lado, não gasta energia em autocomiseração, mas, começa imediatamente a procurar a melhor solução, pois sabe que sempre há uma saída. Ele se pergunta: "Como posso usar criativamente este revés? Como posso extrair algo bom dele?" O pensador ‘como’ resolve eficazmente os problemas porque sabe que existem sempre valores numa dificuldade. Ele não perde tempo com condicionais "SES" fúteis, mas começa a trabalhar diretamente nos "COMOS" criativos. AGUARDE O MELHOR E O MELHOR OCORRERÁ. CREIA QUE PODE E PODERÁ. As palavras crer e poder estão ligadas numa unidade de criação ativa. Se acreditar que pode, você pode. Guti Fraga