Ateliê de Arte e Arteterapia de Guti Fraga

O ateliê de arte e arteterapia é um espaço para se criar algo com as mãos, a imaginação e o coração. O participante experimentará diversos materiais e técnicas do universo do desenho, da pintura, da colagem e do uso de técnicas mistas. Desenho A experiência de desenhar possibilita à pessoa que desenha ver coisas nunca vistas.
Passa-se a perceber como as formas dos objetos se apresentam, a relação espacial entre esses objetos, a luz e a sombra em seus diferentes valores, a mudança de tonalidade das cores de acordo com a luz do ambiente, os sentimentos que os objetos suscitam.



Portanto, para desenhar é preciso reeducar o olhar, que acha que já conhece tudo, aprender, de fato, a olhar (ver, perceber, sentir...) para, então, poder se expressar através do desenho. Com este intuito, o ateliê irá propor ao seu participante, exercícios de desenho de observação, de memória e abstração. Cores As cores são elementos fundamentais em grande parte da produção das artes plásticas, ajudando o artista a representar os seus sentimentos e as suas emoções. Assim, para que o participante do ateliê, no caminho entre o desenho e a pintura, aprenda sobre as cores e os princípios básicos de sua teoria, serão propostos exercícios de observação e arranjo das cores. Pintura
O prazer de pintar está em experimentar tintas, pincéis, pinceladas, cores, massas, linhas, formas, movimentos, emoções. Ao pintar investiga-se e aprende-se as relações entre as cores, as formas e as vivências do mundo de dentro e de fora, vivências imbuídas de sentimentos.
Colagem Com a colagem vive-se o prazer de desenhar com a tesoura ou com as mãos, cortando ou rasgando papéis (coloridos, jornais, papéis pintados à mão, etc.), para, então, colá-los em uma superfície, compondo uma representação.
O ateliê fornecerá dicas ao seu participante quanto ao uso de materiais e à composição da representação. Dias da semana e horários: O ateliê de arte e arteterapia coletivo (5 a 10 participantes) acontecerá uma vez por semana e terá a duração de três horas.
Os encontros serão em 3ª feiras nos turnos , manhã, tarde e noite.
Guti Fraga Artista plástica desde 1993 e Arte terapeuta, conduzirá e orientará os encontros do ateliê de arte e arteterapia. Bacharelada em História e Estudos Sociais pela FAPA e Mestra de Reiki pela AEPERS, criou, em 2009, o Centro Cultural Espaço da Criatividade em Porto Alegre, RS.
Estuda e pratica artes visuais em seu ateliê.
Localização do Ateliê: Rua: Almirante Gonçalves, 192-A – Menino Deus – PoA – RS Contatos: (51) 3239.8335 – (51) 8404.3735- com Marlene Fraga espacodacriatividade@hotmail.com www.espacodacriatividade.com.br